quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tratamento Multidisciplinar da Obesidade: Diretrizes brasileiras 2009/2010


Tratamento Multidisciplinar
 da Obesidade: Diretrizes brasileiras 2009/2010

ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica









"O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar. Não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida. Há várias opções de tratamento para a obesidade e o sobrepeso. Quanto maior o grau de excesso de peso, maior a gravidade da doença.
Deve-se abordar esses indivíduos individualmente, aumentando o conhecimento sobre o problema e a motivação para agir contra os fatores obesogênicos ambientais. Embora se possa utilizar medicamentos, dietas de valor calórico muito baixo e, às vezes, cirurgia nos graus II e III, as mudanças de estilo de vida por meio de aumento do conhecimento e técnicas cognitivo-comportamentais são ainda fundamentais. A escolha do tratamento deve basear-se na gravidade do problema e na presença de complicações associada”.


Como foi visto, a necessidade do tratamento multidisciplinar da doença obesidade é indiscutível, sendo obrigatório oferecer avaliação e cuidados especializados, orientação para mudança de comportamento alimentar e motor, além de apoio psicológico. O tratamento ideal deve abordar melhoras nas condições de saúde do indivíduo, reduzir a gordura corporal, promover a prevenção do ganho de peso, melhorar ou prevenir complicações bioquímicas e metabólicas, além de promover bem-estar psicológico. A eficácia do tratamento é atribuído, principalmente, aos aspectos de modificação do estilo de vida do indivíduo, envolvendo principalmente a reeducação alimentar e prática regular de atividade física.
São diversos os especialistas que trabalham diretamente com a doença. Segue abaixo uma tabela ilustrativa.
















Corpo

Médico
Endocrinologista
Os endocrinologistas, médicos especialistas no sistema hormonal e metabólico, são responsáveis por avaliar as causas biológicas da obesidade e suas possíveis complicações, direcionar o tratamento da maneira mais adequada, prescrevendo e monitorando eventuais medicações. Dentre várias funções, avaliam, diagnosticam e tratam as co-morbidades metabólicas associadas à obesidade.
Cardiologista
Especialidade médica com a função de  diagnosticar e tratar doenças do sistema circulatório, principalmente as cardiopatias. Ou seja, no caso da obesidade, o profissional tem a função de tratar e prevenir co-morbidades cardiovasculares.
Psiquiatra
Psiquiatras são médicos especializados no cuidado da saúde mental do indivíduo por meio seja por tratamento medicamentoso ou psicoterápico. Esse profissional é de   suma importância na avaliação, diagnóstico e tratamento das frequentes co-morbidades psiquiátricas  e transtornos alimentares relacionadas à obesidade.
Cirurgião
A cirurgia bariátrica é uma das formas de tratamento da obesidade;

























Equipe 

Multi-
disciplinar
Nutricionista
O trabalho da nutrição na obesidade tem a função de compor uma dieta juntamente com o paciente com o objetivo de modificar os hábitos alimentares envolvidos na etiologia e manutenção da obesidade. Com isso, o seu balanço energético antes positivo torna-se negativo, ou seja, ingestão de energia maior que o gasto com a realização do trabalho biológico.
Educador Físico
O sedentarismo constitui fator relevante para a manifestação e a manutenção da obesidade. Além de aumentar o gasto energético, o exercício físico estimula o aumento da taxa metabólica de repouso e da termogênese induzida pela dieta. Assim como na nutrição, o exercício reduz complicações relacionadas à obesidade.
Psicólogo
O papel do psicólogo no tratamento da obesidade tem o objetivo de, através de um processo psicoterapêutico, identificar e tratar as causas emocionais e hábitos mantenedores do excesso de peso. Com isso, há a diminuição das repercussões emocionais do excesso de peso e auxilio na adesão às orientações dos demais profissionais. Também é o seu papel identificar e tratar co-morbidades psiquiátricas e transtornos alimentares relacionadas à obesidade.
Fisioterapeuta
O trabalho fisioterapêutico na obesidade tem o objetivo de tratar as co-morbidades ortopédicas, atenuando os sinais de limitações físicas ocasionadas pelo excesso de gordura corporal, tais como: dores, diminuição de força muscular, alterações posturais e encurtamentos musculares. Também inclui-se o tratamento estético que auxilia bastante o processo de emagrecimento.
  
Como foi visto, o tratamento multiprofissional da obesidade deve incluir estratégias de redução gradual de peso, como parte de um programa integral visando a mudanças permanentes no estilo de vida, que resultem em indivíduo com peso e aspectos físico, psíquico e social mais saudáveis. Sendo assim, torna-se essencial a atuação integrada dos profissionais de saúde no combate à obesidade em nosso meio, tanto em ações preventivas quanto curativas.









Um comentário:

  1. Texto resumido e direto...dá um panorama geral sobre a multidisciplinaridade na obesidade.

    ResponderExcluir