sábado, 21 de abril de 2012

TRATAMENTO DA OBESIDADE E PSICOLOGIA



O acompanhamento psicológico  
como uma das formas de tratamento da obesidade
       


     No nosso dia-dia, sempre precisamos nos atualizar sobre as noticias e artigos científicos na nossa área de trabalho. A partir de uma busca na biblioteca virtual sobre o tema, identifiquei uma escassez brusca sobre textos científicos que delimitem de uma forma clara e objetiva qual o papel do psicólogo no tratamento da obesidade. Por isso, resolvi realizar esse estudo a partir dos textos que abordem o tema. Esse texto foi construído a partir de uma revisão bibliográfica com o objetivo de pesquisar sobre o papel do psicólogo no tratamento da obesidade, delimitar o objetivo de seu trabalho e definir os seus limites e possibilidade. Buscou-se como referencial teórico a abordagem cognitivo-comportamental de acordo com as diretrizes brasileiras de obesidade. 
   Durante o estudo, verifiquei que a Psicologia oferece uma significativa contribuição para a prevenção e tratamento da obesidade, realizando intervenções cognitivo-comportamentais que assegurem modificações eficazes em todo o seu estilo de vida e melhor controle das comorbidades (biológicas e psiquiátricas). A saúde e a doença não são eventos resultantes de processos somente biológicos, mas, sobretudo resultado do repertório cognitivo-comportamental de cada indivíduo. Salienta-se a importância de estabelecimento de objetivos tanto a curto como em longo prazo. Sem mudanças bem estruturadas, dificilmente o tratamento torna-se eficaz.


3 comentários:

  1. OI, como posso fazer o download do artigo? É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleuber, estarei enviando o artigo por e-mail.
      Volte sempre.

      Excluir
    2. Kleuber, estou com dificuldades para te enviar o arquivo. Envie um email para daniela.souzao@yahoo.com.br para facilitar.

      Excluir